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Miguel Palaoro Administrador do Forum

Registrado: 28/08/06 Mensagens: 1385 Localização: Porto Alegre, RS
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Enviada: Sex Nov 30, 2007 11:57 am Assunto: Inserindo um Quadro na Parede |
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Versão do programa: Você pode fazer este tutorial usando DataCAD a partir da versão 11 LT
Você está criando um ambiente de Arquitetura de Interiores, e quer incluir na parede uma famosa pintura de Paul Gauguin, que o seu cliente acabou de adquirir. Aqui você pode apreciar a obra. É o retrato de outro mestre, Van Gogg, contemporâneo de Gauguin, trabalhando na criação de uma de suas obras primas: os Girassóis. O quadro é retangular, medindo 58x45cm, e vamos enquadrá-lo numa moldura da nossa biblioteca.
Usando o renderizador interno do DataCAD se pode fazer esta definição com algumas providências bem simples.
Além do DataCAD você precisará usar um Editor de Imagens em bitmap para ajustar a imagem da pintura que será projetada. Existem muitos no mercado, entre os quais os mais conhecidos são o PhotoShop e o Paint Shop Pro. Um exemplar de editor de imagens gratuito, mas com muitos recursos, é o Picasa (imagem abaixo), que pertence ao Google. Pode ser baixado por aqui: [http://picasa.google.com/index.html]
A parede é esta aqui na imagem e a pintura de Gauguin que vamos inserir no quadro aparece no detalhe. Inserimos um quadro de parede obtido na biblioteca regular do DataCAD, aumentando seu tamanho para melhorar a expressividade. Essa moldura está na sub-pasta Acessórios de Sala de Estar, dentro de \Symbols.
O segredo para inserir uma imagem isolada: Definir a origem para a textura a ser projetada no quadro, e ajustar a escala de visualização do objeto. A imagem da pintura será projetada sobre um polígono 3D, presente dentro do quadro.
Nota: Imagens ou texturas a utilizar sempre devem ter a forma quadrada. No caso da imagem do quadro é retangular, como se pdoe conferir abaixo.
Você deve aumentar o campo de fundo da imagem na posição oposta à origem da textura, tornando-a quadrada. Com esta técnica você vai inserir também árvores, pessoas, automóveis, etc. Observe que acrescentamos uma borda em preto, na parte inferior da imagem.
No menu Vistas a opção Origem da Textura abre o menu para selecionar o polígono no meio do quadro. Selecione o polígono como uma Entidade isolada e defina a Origem da textura usando a opção Cursor 3D. Observe na imagem.
Na etapa seguinte precisamos medir a maior dimensão do quadro. Entre no menu Medir e escolha a opção Ponto-a-Ponto, capturando a largura do polígono com exatidão.
A largura obtida (em metros) será o valor a ser usado na definição da Escala da textura no quadro de Ajustes de Renderização para o o2c. No caso a escala será 0,58 pois o quadro mede 58cm de largura.
Atenção: Até a Versão 11, para atribuir um material especial, quando a renderização é feita Pela Cor, você deve escolher uma cor especial para o polígono. Na versão 12 basta selecionar o polígono individualmente com Ctrl+botão direito do mouse, escolhendo a textura como um Material. Pelo Guia de Referência você aprende a criar um material Novo para usar no seu quadro.
Na última etapa é só mandar renderizar e a imagem da parede e quadro deverão ficar assim como abaixo.
Bom trabalho.
Miguel _________________ Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS |
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Miguel Palaoro Administrador do Forum

Registrado: 28/08/06 Mensagens: 1385 Localização: Porto Alegre, RS
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Enviada: Qui Mai 28, 2009 4:25 pm Assunto: |
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Recebi um pedido de informações do nosso cliente Airton Sandri e passo a respondê-lo por aqui:
Studio Virtual Cenografia escreveu: | > Miguel esqueci de lhe informar que seja em qualquer vertice do retangulo
> onde eu definir a origem da textura, a imagem permanece na mesma posição
> Obrigado
> Airton |
Airton,
Aqui tem uma imagem que criei usando o quadro de Gaughin projetado sobre 3 polígonos verticais.
Os dois primeiros são iguais (em tamanho) ao quadro, enquanto o terceiro é um pouco maior do que um quadro.
Os dois primeiros deles tem largura de 58cm x 48cm de altura que vem a ser o tamanho 'real' da tela do pintor.
Os pontos 1, 2 e 3 indicam a origem da textura para cada um dos polígonos. Como você pode observar, os polígonos 1 e 2 fizeram a projeção perfeita do polígono, e o quadro ficou ajustado em cada uma das respectivas origens.
No polígono '3' a origem intencionalmente foi especificada na metade superior do polígono. Isto faz com que a projeção do quadro seja calculada "a partir" daquele ponto.
Como o polígono é menor do que o dobro das imagens, somente parte de cada uma é alojada.
Ficou faltando a extremidade direita da imagem na direita e a parte esquerda do quadro na esquerda.
Abraços,
Miguel _________________ Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS |
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