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Miguel Palaoro Administrador do Forum
Registrado: 28/08/06 Mensagens: 1385 Localização: Porto Alegre, RS
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Enviada: Sex Nov 24, 2006 7:07 pm Assunto: |
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Dia 24 - Uma Nova Elevação
Imagine que o seu projeto tem parte do layout composto de paredes com essas 3 direções, duas delas ortogonais e uma a 45 graus, na diagonal.
Para posicionar o observador numa elevação frontal ou na lateral direita é bem simples, bastando você usar os pequenos ícones do bloco de projeção, com Elevação Frontal e Lateral Direita.
Mas no caso de você querer visualizar o segmento de fachada do meio, terá que usar um comando para posicionar o observador numa outra Elevação. É sobre isto a Dica de hoje.
Dentro do menu Vistas 3D escolha a opção Elevações e daí clique sobre a opção F1 Nova Elevação.
A seguir, capture precisamente o canto da parede diagonal (com o botão médio do mouse), e aponte para o outro lado da fachada (para dentro do prédio). Com esta ação, além de definir a posição do observador você está indicando para onde está olhando.
Bom trabalho. _________________ Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Editado pela última vez por Miguel Palaoro em Sáb Mai 27, 2017 3:14 pm; num total de 2 vezes |
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Miguel Palaoro Administrador do Forum
Registrado: 28/08/06 Mensagens: 1385 Localização: Porto Alegre, RS
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Enviada: Sáb Nov 25, 2006 7:41 pm Assunto: |
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Dia 25 - Uma Elevação fora do Ortogonal
Caso o seu projeto tenha paredes em ângulos menos convencionais, você poderá usar uma função ágil para obter o ângulo e posicionar o observador corretamente naquela elevação.
Use o comando Geometria/Tangente, que você também pode acessar rapidamente com a tecla B.
Mas atenção: esta opção somente vai funcionar se houver uma linha 2D na direção da parede. O comando Tangente não identifica entidades em 3D.
A partir da definição do cursor no ângulo da parede, de cuja elevação você deseja visualizar, entre no menu Vistas 3D/Elevações/Nova Elevação, capture o canto desta e ao alinhar na perpendicular, aponte para dentro do prédio.
Bom trabalho. _________________ Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
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Miguel Palaoro Administrador do Forum
Registrado: 28/08/06 Mensagens: 1385 Localização: Porto Alegre, RS
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Enviada: Dom Nov 26, 2006 7:26 pm Assunto: |
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Dia 26 - Entendendo a Altura de 'Z' na
Elevação
Imagine que no seu projeto você queira projetar uma trave, um pergolado ou um elemento volumétrico defronte da entrada do prédio, como este na imagem.
A trave do exemplo vai ocupar a projeção da parede diagonal, e está 50cm afastada da parede, tendo uma espessura de 20cm.
Vamos criar um placa maior já na posição, e outra menor, da qual se criará um "vazio", e serão modeladas diretamente na elevação da parede.
Acesse o menu ENTIDADES 3D/Placas/Retangulares. Vamos definir Z-Base=0,50m (50cm) e Z-Altura=0,70m (70cm) para que a placa tenha 20cm de espessura, desenhada entre Z-Base e Z-Altura.
Posicione o observador na elevação da parede na diagonal, onde fica a
entrada do nosso prédio, usando como referência os cantos das dobras da parede.
O ponto de 'captura' da parede é de Z=0 e as duas marcas na parte de trás da seta definem Z-Base e Z-Altura.
Desenhe os dois retângulos na projeção em elevação da parede, deixando o segundo 30cm menor na altura e na largura dos dois lados, 30cm em cada lado.
A partir daí ponha o observador numa vista isométrica e crie um Vazio entre a placa principal e a interna.
O resultado você já viu na primeira imagem acima.
Bom trabalho. _________________ Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
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Miguel Palaoro Administrador do Forum
Registrado: 28/08/06 Mensagens: 1385 Localização: Porto Alegre, RS
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Enviada: Seg Nov 27, 2006 6:38 pm Assunto: |
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Dia 27 - Rotação de Objeto 3D
Quando é necessário manipular um objeto em 3D no espaço, há diversas formas que podem ser utilizadas. Por exemplo, se você quer rotacionar um objeto em torno de um eixo, esta tarefa ficará mais fácil se posicionar o observador na localização favorável.
No caso, vamos usar um letreiro de loja, que foi criado com uso das Fontes TrueType (do Windows). Para desenhar a frase, o observador estava na posição ortográfica (em planta), portanto o letreiro ficou deitado sobre a prancha. Nossa tarefa é levantá-lo para que seja colocado na fachada da loja.
A primeira providência é posicionar o observador na Elevação Lateral Direita. Você vai ver o letreiro como na imagem abaixo. O ângulo a rotacionar fica assim na ortogonal da tela, que é o eixo Z. O sentido positivo é o anti-horário. Para pôr em pé o letreiro rotacionaremos 90º usando o pé das letras como o Centro de rotação.
O letreiro aparece aqui, já na posição correta. A partir daí pode ser colocado no lugar escolhido.
Bom trabalho. _________________ Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
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Miguel Palaoro Administrador do Forum
Registrado: 28/08/06 Mensagens: 1385 Localização: Porto Alegre, RS
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Enviada: Ter Nov 28, 2006 10:29 pm Assunto: |
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Dia 28 - Espelhando textos na planta
Seu projeto tem simetria por um eixo na vertical e você já está com ele todo documentado. Na hora de espelhar se dá conta que o texto irá inverter, ficando ilegível.
No menu Espelhar há duas chaves importantes, que você deve ligar antes de selecionar o conjunto a espelhar. São as opções S2 E Copiar, que permite espelhar o conjunto, mantendo intacto o lado original, e a opção F0 Texto Fixo, que fará com que o texto se mantenha fixo na orientação correta.
O conjunto pronto ficará assim:
Bom trabalho. _________________ Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
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Miguel Palaoro Administrador do Forum
Registrado: 28/08/06 Mensagens: 1385 Localização: Porto Alegre, RS
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Enviada: Qua Nov 29, 2006 8:26 pm Assunto: |
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Dia 29 - Resolução de Imagens Bitmap
A resolução é determinada pelo número de pontos que a imagem desenha na tela, na horizontal e na vertical.
Abaixo você vai ver dois detalhes da mesma posição de uma imagem, o canto da moldura, com resoluções diferentes.
Na parte superior a imagem tem 52 pixes (pontos gráficos) na horizontal, enquanto na inferior o número de pontos é de 13 na horizontal. Observe que o endentamento na imagem inferior é 4 vezes maior do que na superior, o que dificulta a clareza da imagem.
Aqui duas imagens sobrepostas podem ser diferenciadas com facilidade pelas diferenças de resolução. A superior tem 536 pontos na horizontal enquanto a inferior tem 134 pontos na mesma direção.
Bom trabalho. _________________ Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Editado pela última vez por Miguel Palaoro em Sáb Mai 27, 2017 3:17 pm; num total de 2 vezes |
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Miguel Palaoro Administrador do Forum
Registrado: 28/08/06 Mensagens: 1385 Localização: Porto Alegre, RS
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Enviada: Qui Nov 30, 2006 7:40 pm Assunto: |
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Dia 30 - Imagem Vetorial ou Bitmap ?
Estes dois termos aparecem com frequência em nossa área, quando você está necessitando produzir uma imagem para imprimir ou um projeto para ser manuseado por outro profissional. DataCAD é um software de precisão, que trabalha com as informações em formato Vetorial. Esta expressão vem de Vetor, que é uma linha com ponto de origem (coordenadas definidas), inclinação e comprimento definidos, e ponto final, também com coordenadas definidas. Assim você pode se aproximar como quiser da imagem, em 'Zoom', e sempre terá esta na mesma aparência e mesma espessura.
Um formato vetorial bastante usado por nós é o PDF (Adobe Acrobat), usado na impressão de pranchas, e garante alta qualidade nas imagens impressas.
Formato Bitmap. Também conhecido como formato Raster, o formato bitmap vem do nome, mapa de bits, que descreve os pontos em sua dimensão em relação ao tamanho da tela. Assim, quando você se aproxima de uma imagem raster (bitmap) esta vai perdendo qualidade até ficar virtualmente não identificável.
Genericamente você pode identificar que um desenho feito no software CAD tem o formato Vetorial, enquanto uma fotografia tem formato Bitmap.
Bom trabalho. _________________ Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Editado pela última vez por Miguel Palaoro em Ter Jul 15, 2014 2:48 pm; num total de 1 vez |
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