Forum Tecnoline - B&P Software - Índice Forum Tecnoline - B&P Software
Aqui a tecnologia anda com você.
 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

BIM

 
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> BricsCAD - Noticias e Informacoes
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcos Provazzi



Registrado: 06/05/11
Mensagens: 15
Localização: Goiânia, GO

MensagemEnviada: Sex Ago 19, 2016 8:44 pm    Assunto: BIM Responder com citação

Boa noite Miguel,

Atualmente utilizo o DataCAD 17 e tenho me interessado em conhecer essa nova plataforma BIM. Como o DataCAD parece que não vai caminhar pra o BIM gostaria de saber como está atualmente o BricsCAD em relação a essa nova plataforma. 1 ) Mostrar um comparativo entre os principais BIMs atuais (VectorWorks e Revit) e o BricsCAD. 2) Quais as versões atuais do BricsCAD e suas características e o preço de cada uma delas e 3) As perspectivas de melhorias do BricsCAD em um futuro próximo.

Desde já agradeço,

Abraço,
_________________
Marcos de Morais Provazzi - Eng Civil
Goiânia, GO
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Miguel Palaoro
Administrador do Forum
Administrador do Forum


Registrado: 28/08/06
Mensagens: 1385
Localização: Porto Alegre, RS

MensagemEnviada: Sáb Ago 20, 2016 9:11 am    Assunto: Re: BIM Responder com citação

Marcos Provazzi escreveu:
Boa noite Miguel,

Atualmente utilizo o DataCAD 17 e tenho me interessado em conhecer essa nova plataforma BIM. Como o DataCAD parece que não vai caminhar pra o BIM gostaria de saber como está atualmente o BricsCAD em relação a essa nova plataforma.


Marcos,

Alguns tratam o BIM como uma plataforma, e há outros que até consideram BIM como sinônimo de um software, como o Revit ou o Archicad. Vou tentar explicar um pouco por aqui. Depois você vai ter que aprender por sua conta, pois é um universo que se abre, e traz questões que devem ser compreendidas pelo profissional, para não ser enganado pela propaganda.

BIM é um processo e um método de trabalho organizado para manejo e interação das informações relacionadas com o projeto. O centro deste processo está na letra "I" de Informação.
BIM é o acrônimo de Building Information Modeling, ou Modelagem de Informação da Construção.

Quero sugerir a você ler este tópico no nosso portal:
http://www.portalgraphics.com.br/entenda-o-universo-chamado-bim

A metodologia BIM passou a ser parte do nosso dia-a-dia há cerca de dez anos, e promete se manter presente por muito tempo.

Se fosse possível alinhar razões para a adoção do BIM nos projetos, talvez seja possível separar dois motivos essenciais (entre outros):
1) Controlar os custos para execução do empreendimento;
2) Eliminar atrasos causados por colisões no projeto.

A metodologia BIM entre outras funções objetiva eliminar a famosa frase "...na obra a gente resolve..." que tradicionalmente faz parte do jargão na construção civil, e costuma penalizar as obras, em custo e prazo.

A primeira contribuição da metodologia BIM será eliminar os graus de imprevisibilidade nos empreendimentos, além de permitir que os projetos de construção civil sejam vivos e tenham utilidade por toda a vida útil de um empreendimento.

Citação:
1) Mostrar um comparativo entre os principais BIMs atuais (VectorWorks e Revit) e o BricsCAD.
2) Quais as versões atuais do BricsCAD e suas características e o preço de cada uma delas.
3) As perspectivas de melhorias do BricsCAD em um futuro próximo.


A solução de BIM mais falada, que é o Revit só pode ser alugada, e custa cerca de 6.000 Reais por ano - para cada estação de trabalho, e exige máquinas bem preparadas para rodar com desenvoltura.
O Archicad pelo que sei tem a licença permanente, e custa cerca de 15.000 Reais por estação de trabalho.
Ambos softwares são em essência modeladores 3D, capazes de manipular as informações relacionadas aos elementos de construção.

O BricsCAD tem outra filosofia na área de BIM:

A plataforma de projeto em BIM no BricsCAD terá abrangência completa, usando a plataforma BricsCAD como motor principal e também vai prover o suporte de tecnologia para receber e compartilhar as múltiplas informações geradas no projeto, originadas/destinadas a qualquer dos componentes, que se destinam a fornecer recursos de dados para todos os projetos complementares.

A Modelagem 3D será executada dentro do BricsCAD, com uso de diversos recursos, incluindo o uso de comandos diretos para desenho de paredes e aberturas inteligentes, até a modelagem direta de sólidos em 3D de formas livres, e uso também da modelagem deformável em superfícies isoladas como nas faces dos sólidos, todos esses recursos estarão integrados a cada um dos elementos e fases do projeto.
Esses recursos já estão disponíveis hoje no BricsCAD V16, que você pode testar hoje mesmo.

O detalhamento em 2D de todos os projetos com finalidade documental do projeto será executado de forma semi-automática, diretamente associados aos elementos 3D presentes na maquete do projeto.

Outro recurso valioso, para detecção de colisões, já está disponível, permitirá separar visualmente e por cores as posições de colisão ou sobreposição entre elementos sólidos; este recurso também pode ser utilizado por importação de arquivos 3D contendo elementos complementares do projeto, usando o padrão IFC.

A atribuição dos recursos do banco de dados com as propriedades das entidades será feita automaticamente depois da Modelagem 3D do projeto, e não exige que seja feita antes de iniciar o projeto.

Um banco de dados contendo as composições de materiais e seus elementos dimensionais é disponibilizado em duas versões, que são atualizadas de forma bi-direcional, preservam os vínculos e são intercambiáveis entre o Projeto e o Servidor da Rede.

Serão disponibilizadas API's para programação de aplicações que irão cobrir todas as áreas de especialidade nos projetos, e para o manejo das informações para qualquer finalidade em BIM.
Será incentivado o desenvolvimento de aplicações BIM para modelagem em 3D de projetos arquitetônicos, estrutural, e todos os complementares; todos vão executar sobre a plataforma BricsCAD.
Serão disponibilizadas ferramentas para programação de aplicações BIM 4D que dão ressalto ao fator 'tempo' de execução de cada elemento do projeto, como cronograma de execução, cronograma de encomendas, de entrega.
Incentivada a criação de aplicações BIM 5D que adicionam e gerenciam o fator 'custo' para elaborar orçamento, cronograma de desembolso para o empreendimento.
Igualmente haverá recursos de tencologia para desenvolver aplicações BIM 6D para gerenciamento de facilidades, controle da vida útil do empreendimento, da manutenção de todos os elementos componentes, desde a construção civil, passando pelas redes hidráulicas, proteção contra incêndio, de esgoto pluvial e cloacal, tratamento de efluentes, e demias atividades complementares.

O que já se pode FAZER HOJE no BricsCAD V16 Platinum:

• Plataforma atualizada para o formato .dwg mais recente.
• Criação de paredes inteligentes em 2D e 3D.
• Criação de aberturas inteligentes em 2D e 3D.
• Modelador Direto 3D pelo método de Empurrar-e-Puxar.
• Modelador de Superfícies por deformação controlada - superfícies orgânicas.

Atualmente o projetista já pode se ambientar e fazer uma evolução suave para eliminar as barreiras para as novas formas de trabalhar um projeto. Na maior parte, hoje, os projetos são realizados em desenhos 2D, com plantas, elevações e cortes estáticos. O BricsCAD vai facilitar ao projetista a tarefa por utilizar o mesmo ambiente familiar para desenvolver o projeto em 3D, usando a volumetria como um instrumento auxiliar para as soluções de arquitetura, e agregando com isso as implicações relacionadas aos demais projetos.

O usuário pode fazer a transição gradual entre o trabalho em 2D para 3D nos projetos, em ritmo suave, usando as entidades inteligentes de paredes e aberturas que já estão disponíveis.
Pode começar tomando projetos 2D já existentes e dar a esses a volumetria para criar maquetes em 3D dos projetos, dentro de um ambiente familiar de trabalho.

Também pode, se preferir, criar já a partir do zero os projetos em 3D usando as entidades inteligentes como as paredes, aberturas, lajes, vigas.

A partir do projeto em 3D, o software cria de modo parcialmente automático as vistas em planta, elevações, cortes e outros detalhes. O autor do projeto é habilitado a intervir em todas as etapas que desejar.

• Importação de arquivos SketchUp com correção de diversas imperfeições
• Banco de Dados BIM com Materiais e Composições. Criar e passar a usar aos poucos as composições de materiais para elementos da construção, como paredes, aberturas, lajes, vigas, pilares, pisos, e tudo o mais.
• Exportação de arquivos com os dados incluídos, no formato IFC certificado. Exportar as maquetes 3D usando o formato IFC, para outros softwares BIM, enviando também os dados atribuídos aos elementos do seu projeto.
• Importação de arquivos de formato IFC de outros editores BIM.
Importar projetos em formato IFC vindo de outros editores BIM no mercado para visualizar dentro do BricsCAD V16 e detectar colisões.
• Análise da colisões (clash detection) entre entidades 3D no projeto.
Analisar as colisões entre os projetos de arquitetura, estrutural, complementares de água, esgoto, ar condicionado e resolver os conflitos antes de definir o projeto para aprovação final e programação executiva.

Por ser uma plataforma integrada o BricsCAD cria o ambiente de troca de informações entre as soluções para todos os softwares participantes do projeto, tanto desenvolvedores de arquitetura e estruturals, como todos os projetos complementares.

Diversos destes recursos estão sendo aprimorados e vários recursos novos serão ainda adicionados ao conjunto de ferramentas. Uma promissora iniciativa em inovação e recursos com custo bem mais suportável para os usuários no Brasil.

É uma oportunidade a ser aproveitada por quem deseje estar atualizado com o software CAD e usufruir de todos os recursos atuais do BricsCAD V16.

Convido a baixar o BricsCAD e já começar a conhecer este universo. Pode entrar por aqui: https://www.bricsys.com/pt_BR/

O usuário com versão 16 Platinum que estejam em dia com a subscrição All-In vai receber sem custo adicional tanto a Versão 17 como o Módulo BIM, que passa a ser um módulo separado a partir da V17.

Abraços,
Miguel
_________________
Miguel Jorge Palaoro - Engenheiro
Porto Alegre, RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Forum Tecnoline - B&P Software - Índice -> BricsCAD - Noticias e Informacoes Todos os horários são GMT - 2 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil